terça-feira, 4 de maio de 2010

História e evolução do nosso querido celular

Por Danielle Monteiro e Rennata Ramalho


Tudo começou em 1947, no laboratório Bell, nos EUA, com idéias para criar um sistema que pudesse efetuar a comunicação entre telefones sem fio de maneira fácil e eficiente.

Vários fabricantes fizeram testes entre 1947 e 1973, porém, nos EUA o primeiro modelo de celular só foi liberado para a comercialização em 1983. Eram modelos grandes e pesavam em torno de 1 kg. Poucas pessoas, quase no singular, tinham acesso a um aparelho, pois os preços eram altíssimos.

Com o passar do tempo, e o avanço da tecnologia contribuiu bastante, os aparelhos de celular foram evoluindo, ganhando cada vez mais funções e ficando cada vez menores e mais leves. O que antes “só” servia para fazer e receber chamadas, hoje serve para mandar mensagem, jogar, tirar foto, filmar, ouvir músicas, ver vídeos, acessar a internet, ver televisão entre outras inúmeras funções.

Atualmente, é impressionante a rapidez com que nos apresentam novas funções. A evolução do celular parece não ter limites.

Os melhores exemplos, que nos deixa nítida as grandes transformações que esse aparelhinho sofreu, estão nas sensações do momento: os Smartphones e Iphones, que têm todas as utilidades possíveis e mais um pouco. O Smartphone aposta em modelos com teclados, similares ao do computador e nas próprias funções que o transformam em um computador de bolso. Já o Iphone, tem como principal característica o touch screen e seus aplicativos para entretenimento e acesso à internet.

Se pensarmos um pouco mais sobre o assunto, veremos que o celular, hoje em dia, deixou de ser um acessório e passou a ser necessidade. No Brasil, há pessoas que não têm telefonia fixa, entretanto não deixam de ter seu próprio celular.

Boa parte (grande parte) da população esquece a panela no fogo, esquece um trabalho importante em cima da mesa. Mas esquecer o celular é pouco provável. Quando acontece, a sensação é de que o mundo está te ligando, que as melhores oportunidades estão aparecendo e você afastado de tudo e todos, não tendo como aceitá-las!

Fique atento, pois esse desenvolvimento está longe de chegar ao fim, a tendência dos celulares é de se tornarem computadores que cabem na palma da sua mão. Ou já se tornaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário