domingo, 9 de maio de 2010

Blogs corporativos



Postado por Henrique R. Brachtvogel


Neste post vou falar um pouco de Blogs corporativos .Primeiro uma análise do Blog da Coca cola , e depois do Blog da Claro .

Blog da Coca Cola




O Blog da Coca cola foi o meu modelo de " Blog corporativo " perfeito . Vou citar os elementos de sua página e depois fazer um comparativo com o Blog da Claro .

Elementos :

- Links claros para outras interfaces( no lado direito existe 4 símbolos : um do twitter , um do facebook , um do youtube e outro do RSS )da Coca cola .

- Pequeno texto com regras de convivência ( bem acessível )

- Tópicos bem separados , para melhor acessar posts antigos

- Pequena explicação de quem , e o que se escreve no blog . Incluindo no texto, incentivo para participação do público .

- Posts pequenos e concisos . Como uma fonte de informação informal , mas ao mesmo tempo sem opiniões pessoais .

- Posts com atualizações constantes ( pelo menos 1 post por semana ) .

- Pequeno espaço com uma amostragem geral dos posts recentes .

De uma forma geral podemos falar : Neste blog usam se elementos pequenos e linguagem extremamente clara e enxuta - Pontos positivos para todos os quesitos -A única talvez dúvida seria nos comentários , que estão meio "Obscuros " no site graças a moderação . O que pode ser algo bom ou ruim , necessitando de maiores estudos .


Blog da Claro


Pontos :

. Positivos ( + )

- Post pequenos e claros . Com assuntos de curiosidades ( interesse publico )
- Boa atualização ( ultimo post a menos de 2 dias )
- Bom cuidado com o campo dos comentários . Com pessoas contratadas especialmente para dar boas respostas a eles .

. Negativos ( - )

- Não existe um bom arquivamento do material .Deveria haver uma divisão de tópicos mais limpa e objetiva , para melhor visualizar os posts antigos .

- O blog não possui um pequeno texto de regras .

- Existe um excesso de elementos , causando uma poluição visual no blog .

- Apesar de existir links para vídeos . Não existe um espaço simplificado com todas as interfaces da empresa , como acontece no da coca cola .


Resumindo : De um modo geral , o blog é bem escrito e existe um bom relacionamento com cliente . Ou seja em termos " comunicativos " ele é bem feito . Porém o design com excesso de elementos e a falta de alguns detalhes ( como o pequeno texto de regras de convivência ) , necessitam de trabalho .

# # #

Alguns Extras :

- Vídeo do autor Tim Ferriss falando sobre blogs :





- Pequeno manual informal de " Como escrever " . ( em inglês ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário