Bem, estava pesquisando sobre blogs corporativos e me lembrei do blog da Tecnisa (construtora de imóveis), cujo gerente de redes sociais, Roberto Loureiro, esteve numa semana de Relações Públicas na UERJ há um tempo atrás.O blog entrou no ar em 2006 com o propósito de demonstrar total transparência empresarial. Foi um dos primeiros blogs corporativos que surgiram no país e o primeiro do mercado imobiliário. Seu foco é discutir questões relacionadas aos imóveis e o processo de compra, como também assuntos relativos a gestão empresarial.
Alinhados com esse discurso de transparência, os administradores avaliam todos os comentários e qualquer deles que contenham críticas relativas as ações da empresa são mantidos e respondidos com prioridade. Apenas os que ofendem a empresa sem motivo algum são descartados de acordo com os termos de utilização do blog.
Neste ano, a Tecnisa estendeu o campo de atuação de seu blog e se tornou a primeira empresa brasileira a ter seu conteúdo disponível no Kindle.
De todos os blogs corporativos brasileiros que já acessei (que não foram muitos) o da Tecnisa me parece ser o que é melhor utilizado, pois tem como objetivo principal efetivamente ouvir o que seus clientes, ou possíveis clientes, tem a dizer sobre seus produtos e sua marca. Na maioria dos casos, o blog costuma ser apenas mais um meio de a empresa ficar falando sozinha de como ela linda, bela e legal e nos fazendo um carinhoso pedido: compra dagente aí vai...

Nenhum comentário:
Postar um comentário