
Por Aline R.P. Gomes e André Tropiano
Oi gente!
Falando um pouco mais sobre as mídias e as suas modificações ao longo do tempo, venho dividir com vocês a experiência do Peabirus, uma rede social voltada para a educação.
Antigamente o aprendizado era uma maneira de se ter status, com aulas particulares com professores renomados. As técnicas de ensino foram se modificando, com a formação de turmas, compostas por estudantes da mesma faixa etária e características. Nesta fase, os professores forçavam as crianças a decorar os fatos e fórmulas.
Atualmente a educação fundamenta-se num princípio mais crítico, dando as ferramentas para os alunos compreenderem as questões e deixando-os livres para tirarem as suas conclusões. Desta forma, as mídias sociais são um instrumento que se adequa muito bem às novas necessidades educacionais.
Um estudo de caso sobre o uso da rede social Peabirus pelo colégio Graham Bell mostra as possibilidades criadas por esta tecnologia. Na época do surto de Gripe Suína, quando os alunos não poderiam comparecer às aulas, os professores criaram uma série de trabalhos e atividades educacionais que deveriam ser postados nesta rede. O resultado foi uma maior interação entre alunos e outros profissionais da área, troca de informação e compartilhamento de conhecimento, ampliação do network, mais responsabilidade e autonomia para os estudantes, desenvolvimento do espírito participativo e colaborativo, e ultrapassagem dos muros da escola.
Desta forma, a educação que era “one to one” passou a ser multidirecional, mas sem perder a credibilidade, já que a rede reúne professores e profissionais que mediam as informações. Ao mesmo tempo, os alunos têm acesso a hiperlinks e podem também se expressar, criando uma relação mais próxima com os educadores.
Falando um pouco mais sobre as mídias e as suas modificações ao longo do tempo, venho dividir com vocês a experiência do Peabirus, uma rede social voltada para a educação.
Antigamente o aprendizado era uma maneira de se ter status, com aulas particulares com professores renomados. As técnicas de ensino foram se modificando, com a formação de turmas, compostas por estudantes da mesma faixa etária e características. Nesta fase, os professores forçavam as crianças a decorar os fatos e fórmulas.
Atualmente a educação fundamenta-se num princípio mais crítico, dando as ferramentas para os alunos compreenderem as questões e deixando-os livres para tirarem as suas conclusões. Desta forma, as mídias sociais são um instrumento que se adequa muito bem às novas necessidades educacionais.
Um estudo de caso sobre o uso da rede social Peabirus pelo colégio Graham Bell mostra as possibilidades criadas por esta tecnologia. Na época do surto de Gripe Suína, quando os alunos não poderiam comparecer às aulas, os professores criaram uma série de trabalhos e atividades educacionais que deveriam ser postados nesta rede. O resultado foi uma maior interação entre alunos e outros profissionais da área, troca de informação e compartilhamento de conhecimento, ampliação do network, mais responsabilidade e autonomia para os estudantes, desenvolvimento do espírito participativo e colaborativo, e ultrapassagem dos muros da escola.
Desta forma, a educação que era “one to one” passou a ser multidirecional, mas sem perder a credibilidade, já que a rede reúne professores e profissionais que mediam as informações. Ao mesmo tempo, os alunos têm acesso a hiperlinks e podem também se expressar, criando uma relação mais próxima com os educadores.
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