quarta-feira, 9 de junho de 2010

A estratégia da Lancôme nas mídias sociais


Por Francielle Hensoldt



A mídia social já é a quarta categoria online mais popular do mundo, de acordo com dados da Nielsen Online Study (Março/2009). É de olho nessa explosão virtual que Lancôme aposta no Blog Corporativo da marca para atingir o maior número de pessoas. Fazer parte das redes sociais é o caminho para a exposição e, consequentemente, para o crescimento.

Os consumidores de Lancôme têm um perfil bem definido: em sua maioria, são mulheres entre 26 e 55 anos – o que define um mercado jovem se comparado a outros países, sendo que metade delas mora em São Paulo e cuja formação é, no mínimo, pós-graduação.

A Lancôme deus seus primeiros passos no universo das redes sociais com a criação da página no Facebook, em julho de 2009. O Blog Corporativo foi lançado em 1º de fevereiro de 2010 e o perfil no Twitter no dia 22 de fevereiro. 

Há pouco mais de três meses no ar, o perfil da Lancôme no Twitter já possui mais de 1.800 seguidores. Número superior ao de pessoas que “curtiram” a página criada no Facebook, que é de aproximadamente 1.500 usuários.

Após analisar as redes sociais da Lancôme tenho algumas sugestões a fazer:


- Aumentaria e daria destaque ao link de acesso da página oficial do site brasileiro da marca (localizado na barra superior direita do Blog Corporativo). Além disso, a cor da fonte é a mesma do background do Blog: branca. Seria uma boa opção para usar a “florzinha” característica da marca mundial – que não foi usada em nenhum espaço;

- Seguindo o exemplo do Blog Corporativo da marca internacional criaria um link para os novos usuários se associarem ao clube “My Lancôme”, disponível no site brasileiro;

- O estilo narrativo e a linguagem estão adequados para o Blog.


- O item “Informações” descreve apenas o site da Lancôme. O espaço também deveria ser aproveitado para divulgar as outras redes sociais da marca e o Blog Corporativo;

- A marca também poderia aproveitar o item “Discussões” e promover fóruns para interagir com os usuários. Seria mais um espaço para divulgação das promoções-relâmpagos que a marca promove no Blog Corporativo;

- O estilo narrativo e a linguagem também estão adequados.


- O Twitter da Lancôme não tem o principal! O link para o site ou para o Blog Corporativo. Nas configurações é possível inserir o link no item “Web”;

- O item “Bio” deveria ser reescrito: “Blog Lancôme Brasil sobre beleza, moda, arte, design”. A impressão que dá é que copiaram a biografia do Blog e simplesmente colaram. O texto deve ser personalizado, dizendo qual é a proposta do Twitter da marca;

- Ao colocarem links nos twitts, o ideal seria que as URLs desses links fossem compactadas para poupar os caracteres, que são limitados a 140 no total. Sites como o http://migre.me/ têm essa função;

- O estilo narrativo e a linguagem do site estão adequados.


- Nada a sugerir. O canal é muito bem usado pela marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário