segunda-feira, 19 de abril de 2010

Barsa e Wikis: o que há em comum?

Antes de existir a internet, quando nossos professores no colégio pediam para nós um trabalho, só havia um lugar para consultar: a Barsa. A Barsa era uma enciclopédia, com mais de 20 volumes, que possuia informções sobre ocorrências importantes na história do mundo, personalidades, objetos e curiosidades. Se a professora encontrasse vários trabalhos iguais significava que todos aqueles alunos tinham a Barsa em casa como fonte de consulta. Eram horas e horas lendo o livro e copiando para o papel almaço.

Hoje é bem mais fácil: basta jogar no Google ou na Wikipedia, apertar o Control+C e depois Control+V. Professor esperto sempre joga algumas palavras-chaves no Google pra saber de onde vem a pesquisa... e ainda encontramos muitos e muitos trabalhos iguais. Mas com a pluralidade da internet e das mídias também é muito fácil encontrar muitas fontes e referências... Não temos apenas a Barsa como fonte de consulta.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu fui da época de procurar em bibliotecas e até da "Coleção Crescer" entre outras que comprávamos na Banca ou na Papelaria para fazer as pesquisas (revelando a idade mode on).

    Creio que a facilidade da internet vem camuflada, pois traz outras questões como uma exigência maior já que a oferta é ampla.

    Muitos alunos tendem a utilizar o familiarizado ctrlC ctrlV ao invés de pesquisar realmente a gama de artigos e dados disponíveis na rede.
    Falta criatividade, vontade e algo que faltava até naqueles que copiavam (mesmo à mão) os textos da enciclopédia: raciocínio e interesse em realmente aprender.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, Vanessa! A sociedade muda e a educação tem que acompanhar esse movimento e se inserir mais no cotidiano do alunado.

    Outro dia estávamos conversando sobre a Barsa na aula de Pesquisa de Op. Pública e de Marketing, de como a Barsa reagiu frente às tecnologias para sobreviver... Até hoje ainda existe, mas demorou para cair a ficha deles!

    ResponderExcluir
  4. "Papel almaço" me fez lembrar minha 4a série. Faltou só citar cartolina (para as apresentações) e papel manteiga (para os mapas). =)

    ResponderExcluir